domingo, 23 de abril de 2017

23. Seja inovador




Foto:web

Inovação é o que distingue um líder de um seguidor.
- STEVE JOBS

Ser um diretor escolar inovador é uma obrigação nos dias atuais. Deve-se priorizar a criação e implementação de projetos e práticas pedagógicas inovadoras  através de uma metodologia de ensino diversificada, do uso dos recursos tecnológicos e de um método avaliativo mais adequado.  Buscando inserir na rotina escolar o uso das novas tecnologias, incentivado os professores a aliarem teorias e práticas inovadoras na educação como auxílio eficaz em sala de aula.
O gestor escolar precisa promover boas condições de trabalho, manter a escola bem conservada, com equipamentos e materiais eficientes; envolver a equipe docente nas decisões e diretrizes da escola e investir no aperfeiçoamento dos professores e coordenadores com formações voltadas para o uso das novas tecnologias. Também é importante ter uma relação muito próxima com a equipe para entender seus anseios e propor ações diversificadas. Essas ações ajudam a engajar os professores e podem envolver a organização de concursos de música, arte, literatura e pesquisa científica, inclusão de meditação, yoga, relaxamento e educação alimentar para diversificar a grade curricular e estimular o envolvimento dos professores em práticas pedagógicas inovadoras.
As novas tecnologias devem ser integradas ao ensino desde que a aprendizagem seja o foco dessa motivação, por isso o gestor precisa levar em conta as necessidades da sua comunidade escolar. A escola precisa se posicionar com relação ao uso de celulares e tablets em sala, por exemplo, trazendo para reflexão os princípios de sua identidade perante a sociedade. Em boa parte das escolas públicas, por exemplo, os computadores já estão inclusos na rotina escolar, sendo que 90% deles são conectados à internet, segundo a pesquisa do Comitê Gestor da Internet do Brasil. Por outro lado, o levantamento também mostrou que o professor ainda não se sente preparado para fazer uso da tecnologia em sala de aula.

Reflexões sobre a inovação na escola:

        1.    Com que frequência inovo os processos escolares?
        2.    Como reajo diante das inovações?
        3.    A escola que trabalho é reconhecida pelas suas inovações ou tradições?
       
         Autor: Clairton Lourenço Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui