sexta-feira, 24 de março de 2017

TEMA 5: Educação na Coréia do Sul



                                                     Foto:s.glbimg

A educação na Coréia do Sul é considerada essencial para o sucesso do país em relação à competitividade. O governo federal coordena desde o primeiro até o último ano escolar. A Coréia do Sul foi o primeiro país do mundo a fornecer internet banda larga em todas suas escolas. Os alunos entram na escola com idades entre 3 e 7 anos. Quase todas as escolas de jardim de infância ensinam em Coreano e em Inglês.
A etapa elementar vai do primeiro ao sexto ano, com idades entre 8 e 14 anos, e as matérias ensinadas são coreano, inglês, matemática, ciências, estudos sociais, artes, educação moral, educação física e música.
As escolas secundárias são divididas em escolas médias, altas escolas e escolas profissionais:

Escola média
Inicia-se a partir dos 12/13 indo até os 15/16 anos, tendo 6 aulas por dia com um tempo extra para estudos antes e depois das aulas, e as matérias são as mesmas da escola elementar acrescidas de ética, economia doméstica, tecnologia e alfabeto hanja.
Alta escola
Inicia-se a partir dos 15/16 indo até os 17-18 anos, e ao contrário da escola média, algumas escolas possuem processo de seleção dos melhores alunos da escola média. Apesar de não obrigatório, aproximadamente 97% dos alunos concluem a escola secundária.
Escola profissional
Nos 2 últimos anos da alta escola é também oferecido o ensino vocacional, esse ensino é dividido em 5 áreas: agricultura, tecnologia/engenharia, comércio/negócios, marítimo/pesca e economia doméstica. Os alunos, inclusive, podem estagiar em suas áreas.
As escolas terciárias são compostas por faculdades e universidades, tendo a forma de ingresso através do exame unificado.
SER PROFESSOR NA COREIA DO SUL

Os salários iniciais equivalem aqui no Brasil a 4 mil reais, com direito a três meses de férias no ano. Ser professor por lá, é um orgulho, profissão muito bem valorizada..Mas para ser professor na Coréia do Sul, é necessário passar por um processo muito exigente de formação. Os 5% dos alunos com melhores desempenhos educacionais no ensino médio, poderão concorrer a uma vaga na universidade para o curso de graduação, o que aqui seria pedagogia ou normal superior; é avaliado o histórico escolar e devem tirar notas altíssimas em uma prova de seleção de conhecimento em línguas, matemática e habilidades de comunicação básica para quem ensina; 4 anos de estudo de graduação em regime integral com estágio em escolas que funcionam na universidade, sendo acompanhados por tutores; após a graduação é obrigatório o mestrado para licenciar; na graduação o aluno é avaliado semanalmente em reuniões. E têm mais, as salas de aula são equipadas com telões de plasma, televisores e computadores conectados na internet. Por hoje é só!

Fonte:Web



Autor: Professor Clairton Lourenço Santos
Data: 24/03/2017
SÉRIE:O FOCO É A EDUCAÇÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário aqui